Todos nós de alguma forma, podemos sentir um certo alívio quando começamos a escrever em um papel nossos sentimentos e emoções mas porquê será que isto acontece?
Quando escrevemos colocamos em ordem nossos pensamentos, percebemos nossas emoções e principalmente ao expressar aquilo que nos deixa felizes ou tristes por meio da escrita fazemos um grande exercício em todo nosso cérebro. Pois estamos conectando dois hemisférios muito importantes, lado o direito e esquerdo de nossa “cachola”.
Como muitos sabem, o hemisfério direito de nossa mente é responsável pelas emoções, pela criatividade, pela capacidade de observar padrões e a forma das coisas, por encontrar novas possibilidades de resolver os problemas e ali mora também a nossa inteligência musical (todos nós temos) e que lindo! podemos desenvolvê-la!
O hemisfério esquerdo da mente é responsável pela praticidade, por nossa habilidade racional, por guardamos nomes, pela habilidade de fazer contas e criar as estratégias de nossa personalidade, por colocar ordem nas coisas, pela coordenação motora e por inclusive por conseguirmos escrever.
Nosso grande desafio enquanto seres humanos é desenvolvermos estas habilidades, é criar pontes entre os dois lados, para que possamos ter uma vida mais feliz, para que possamos nos sentir mais integrados em relação àquilo que sentimos diante das questões da vida.
Quando escrevemos um texto, estamos acessando sentimentos (lado direito da mente) acessando as idéias (lado esquerdo), colocamos ordem nos pensamentos, criamos estratégias para conseguir transmitir a mensagem de maneira criativa (lado direito). Este simples ato diz muito coisa, garante além de nossa inteligência cognitiva, a nossa humanidade.
Por este motivo hoje existe a grande preocupação com esta geração que desde cedo aprendeu a utilizar aparelhos digitais pouco escrevem. Aprender a ler em letras bastão de acordo com vários estudos científicos, ou seja, usar o computador sem antes ter aprendido a escrever com a mão é uma grande perda para o crescimento harmonioso.
O tradicional caderno de caligrafia, tem muita importância que é treinar nosso cérebro!
E hoje vamos além, é preciso que as pessoas saibam que o processo da escrita, oferece a a capacidade de expressar adequadamente seus sentimentos e de lidar com emoções.
A criança que escreve aprende:
- a ter auto-disciplina;
- a se concentrar;
- a formar memórias;
- aumentar a auto-confiança;
- fomentar o pensamento crítico;
- construir boas relações;
- comunicar melhor suas idéias;
- expressar a criatividade individual;
- ler a escrita dos outros, sair do anonimato, incentivando a originalidade individual;
- expressar seus sentimentos
A caligrafia é uma forma simples e espontânea liberar nossa criatividade e expressa a beleza da nossa singularidade. Através deste gesto simples, todo o seu potencial expressivo pode ser liberado e ampliamos as chances de construirmos um futuro cheio de habilidades úteis para enfrentar a vida de todos os dias.
E por este motivo a Grafologia é uma ciência que revela comportamentos, ela mostra o grau de inteligência emocional que uma pessoa tem e isto tem muito a ver com a forma que ela escreve, se a letra é de forma ou caligráfica…
Venha conhecer um pouquinho mais sobre você, faça uma análise de sua personalidade pela escrita comigo e descubra o que ela lhe revela.
Assista mais sobre este assunto em meu canal no youtube:
Hoje 07/06, no programa Bem Estar na Globo, foi ao ar uma reportagem muito importante, que mostra como ficou o cérebro de duas pessoas em que uma tinha uma letra mais sofisticada e outra não.
Vale a pena assistir o vídeo e começar a exercitar a mente, pois as consequências são benéficas por toda a vida:
Assista no link: https://globoplay.globo.com/v/5922910/programa/
Olá Cara colega e acredito que amiga Letícia. Agradeço arecomendaçao do artigo, acabo de ler, maravilhoso descobrir todos esses benefícios da escrita em relação ao nosso cerebro. Fico feliz de aprender com estas maravilhosas dicas. Infelizmente ainda não pude fazer seu curso, mas está na minha lista de pretensões, aliás, sou facinado pelo conhecimento e diga-se é claro, no que concerne a Grafologia, todos os dias faço descobertas e tenho confirmações e isso me inspira muito. Fica aqui meus parabéns pelo artigo e empenho, certamente o mundo precisa e muito de nossa contribuição. Grande abraço.
Boa Tarde Aaron!
Agradeço por seu comentário e fico feliz que esteja despertando seu olhar para escrita. Ela é uma ferramenta muito poderosa, capaz de revelar nosso intimo de maneira muito assertiva e silenciosa. Como disse, o mundo precisa de nossa contribuição e esta só fazemos quando nos unimos. Espero que possa contribuir e que você distribua conhecimento pois somos meros canais do universo. Não há posse, há apenas o compartilhar conhecimento.
Obrigada por sua constante participação.
Espero te receber em breve!
Abraços.
Letícia
Obrigada Aaron! Sua participação sempre muito importante.