Michon e o Nascimento da Grafologia Científica

Michon e o nascimento da grafologia científica

Shaike Landau

Jean-Hippolyte Michon (1806-1881)

 

Jean-Hippolyte Michon, sacerdote católico, educador, pregador, arqueólogo e autor, é o pai indiscutível da grafologia. Na última década de sua vida, depois de gastar mais de trinta anos coletando amostras de caligrafia e realizando pesquisas, ele publicou um série de trabalhos em grafologia que ainda constituem a base de todas as escolas de grafologia até os dias atuais.

Apesar da importância de Michon, nenhum de seus livros foi traduzido para o inglês. As descrições de grafologia de Michonian por autores pertencentes à escola alemã que estão disponíveis para o leitor Inglês são baseadas em meias-verdades e descrições tomadas a partir de fontes de segunda ou mesmo terceira mão.

Esses autores estavam familiarizados com Michon principalmente através dos primeiros livros escritos por Crépieux-Jamin, que já haviam sido traduzidos Alemão no início do século XX, logo após a sua publicação na original língua. Mas Crépieux-Jamin – que processou e consolidou as teorias de Michon em um sistema estruturado que continua sendo a base da grafologia francesa ao seu ilustre antecessor.

Com base nas críticas que Crépieux-Jamin fez a Michon, esses autores descreveu o trabalho de Michon como grafologia de signos isolados com um significado fixo que era não dependente do contexto e que se concentrava em elementos formais triviais da escrita, atribuindo importância exagerada ao significado das formas, enquanto desconsiderava o aspecto do movimento na caligrafia.

Esta etapa no desenvolvimento da grafologia é comumente referido na literatura como “a escola de sinais isolados”.

Este artigo tenta corrigir a injustiça histórica feita a Michon e fornecer uma credibilidade mais descrição de seu sistema grafológico.

Trabalho educativo e científico

Primeiro, porém, nos voltamos para um breve relato da vida agitada e prolífica de Michon. Ele era nascido em 21 de novembro de 1806, em uma pequena aldeia no département de Charente na Western França.

Ele completou seus estudos no Seminário de Angoulême e em 1830 foi ordenado ao sacerdócio e nomeou sacerdote para uma pequena paróquia.

Um ano depois, ele estabeleceu uma escola na cidade onde ele morava, e serviu como seu principal até que foi à falência e fechado em 1842 após dez anos de operação.

Foi aqui que ele ouviu pela primeira vez sobre a noção de analisar o caráter das pessoas através de sua caligrafia do Padre Flandrin, que ensinou filosofia na escola de 1834 a 1836.

Quando a escola fechou, Michon se demitiu de seu cargo como padre em que seus talentos foram subutilizados, e se voltaram para a pregação e esforços científicos; ele rapidamente tornou-se famoso como um dos maiores pregadores da França.

Ele dedicou a maior parte de sua energia para pesquisa histórica e arqueológica da região e publicou vários trabalhos sobre a história religiosa de Charente.

A jóia da coroa de seu trabalho científico durante esse período foi seu grande tratado sobre os monumentos de Charente, um trabalho que ele realizou com apoio governamental e publicado em parcelas no período de 1844 a 1849.

Com base em mapeamento meticuloso dos antigos locais históricos do departamento, descreve o trabalho a história política, religiosa e societária da região e fornece documentação detalhada dos seus monumentos históricos, categorizados por período e tipo.

Este empreendimento mereceu Michon reconhecimento como um historiador e arqueólogo líder dentro do científico comunidade do seu tempo.

Isso levou, em 1850, ao fato de ele ter sido convidado a participar de uma pesquisa arqueológica científica expedição ao Oriente Médio e Terra Santa como arqueólogo e botânico.

Michon foi um dos únicos membros do sacerdócio na época a mostrar qualquer interesse na ciência e ele estava familiarizado com métodos de pesquisa empírica; isso seria profundamente influenciar seu pensamento religioso e, como veremos mais adiante, seu trabalho como grafologista.

O protestante católico

Michon foi um dos mais importantes pensadores liberais católicos de sua geração e dedicou os melhores anos de sua vida para lutar contra o conservadorismo da Igreja e seus resistência ao espírito do tempo.

Durante a revolução de 1848, ele buscou a eleição como o Representante liberal da Assembléia Constituinte. Em seu retorno do Oriente Médio, Michon mudou sua atividade para Paris, onde fundou um periódico católico liberal. Quando fechou, continuou publicando seus escritos polêmicos em outras revistas.

Em paralelo com sua atividade jornalística, Michon publicou numerosos ensaios em que ele apelou para uma mudança na atitude da Igreja em relação à ciência, liberalismo e democracia; para a separação da Igreja e do Estado; uma redução no poder do papa; intensificado democratização da hierarquia eclesiástica; e para a reforma abrangente da Igreja.

Com a “Questão Romana”  já reverberando no fundo, Michon expressou suas objeções ao governo monárquico do Papa, pediu-lhe para restringir sua autoridade à esfera espiritual, e propôs que ele transferisse o assento papal para o mais cidade apropriada – Jerusalém.

Considerando que o fundo científico e liberal de Michon sustentou seus esforços para trazer sobre uma reconciliação entre a religião e o mundo moderno, sua jornada para o Oriente e seu encontro lá com membros de várias denominações cristãs não-católicas permitiu que o elemento utópico se infiltrasse em sua filosofia religiosa – a aspiração rumo a uma reaproximação entre as diferentes seitas cristãs – que em última análise ficou conhecido como ecumenismo.

Para preparar o caminho para isso, Michon sugere tratar outras denominações cristãs não-católicas com maior respeito e amor fraterno, e solicita a convocação de um conselho conjunto, salientando que a execução desse plano seria impossível sem um processo de renovação dentro da própria Igreja Católica.

Mas a expressão mais completa e integrada do pensamento religioso de Michon é encontrada em seu livro, Sobre a Renovação da Igreja (1860), que sintetiza todas as suas idéias em um todo ideológico uniforme.

Ele acredita que a renovação começará, paradoxalmente, na cultura secular contemporânea, na medida em que caminha para uma civilização global e unida, processo que ele vê como um instrumento evangélico da providência divina:

“O dia está chegando quando os povos do mundo se unirem, quando os interesses que impulsionam a mundo levará a uma fusão entre nações que por tanto tempo foram mantidas à parte por fronteiras intransitáveis. Este é um período de preparação para a fusão de todas as verdades em o mundo ”.

Essa unificação cultural e ideológica da humanidade deve ser construída sobre o ruínas do passado, que passarão por um rigoroso processo de seleção e seleção; que permaneceriam seriam “princípios sustentáveis ​​arraigados profundamente na consciência do nações constituindo as leis eternas de sua sociedade ”.

O mundo religioso seguiria nos passos de sua contraparte secular, mas isso também não poderia acontecer sem descartando os padrões antiquados do passado.

Le Maudit (o pária)

O ensaio de Michon foi recebido com horror pela Igreja. Foi adicionado ao índice de Livros Proibidos, e Michon foi forçado a retratar publicamente o que ele tinha escrito no reservar e parar a sua distribuição.

Nos anos que se seguiram, Michon – picado pela atitude da Igreja em relação a ele – optou por uma nova tática em sua batalha para reformar a Igreja.

Em vez de tratados teológicos destinados a um público limitado, ele se voltou para uma comunidade de leitores através de uma série de romances anticlericais sensacionais publicados entre 1863 e 1869 sob o pseudônimo de Pai ***.

O primeiro deles, Le Maudit, relata as crônicas de um jovem padre, padre Julio, sem dúvida criado à semelhança do próprio Michon, que é perseguido por seus supervisores por causa de sua progressiva opinião e seu desejo de renovação na Igreja.

O romance discorda da Igreja por sua ganância, intolerância, resistência à disseminação do conhecimento, e seu desejo de impor regras teocráticas em vez de reconciliando-se com o mundo moderno.

Ele despreza as superstições da Igreja e acredita que pessoas de todas as culturas que trabalham para Deus, mas o adoram de forma diferente, são bons cristãos.

Especial atenção é dada à descrição da vida difícil dos padres humildes, sujeitos à tirania de seus superiores, transferidos frequentemente de uma diocese para outro, e ameaçado de demissão por qualquer indício de desobediência.

Ele também critica o voto de celibato que os sacerdotes devem tomar, impedindo-os de ter uma família, como personalizado que é inadequado para o período moderno, preferindo a atitude do Oriente

Igreja que deve permitir que os padres se casem. “Os críticos sombrios de todos os prazeres ligados à os sentidos de Deus sempre ignoraram aquela emoção exaltada e nobre chamada amor.

Ao contrário do que afirmam em sua psicologia crua, o amor não estraga nosso caráter, mas é uma emoção sagrada e pura ”, escreve Michon em um de seus romances posteriores, The Confessor.

Michon dá voz aqui à sua própria tragédia pessoal – seu grande amor não consumado para Emilie de Vars, seu amigo íntimo e confidente, que estava ativamente envolvido em sua trabalho grafológico e até mesmo por escrito a história do nascimento da grafologia como testemunha primária da fonte.

Foi um sucesso retumbante e foi traduzido para vários idiomas europeus, uma triunfo não alcançado por nenhum dos seus textos gráficos. Após a publicação, o romance tornou-se a conversa da cidade nos círculos religiosos e intelectuais em toda a Europa.

Todos tentaram adivinhar o nome do misterioso autor do romance, e Victor Hugo e George Sand estava entre os “suspeitos”. A Igreja fez um grande esforço para descobrir o “traidor” dentro dele, mas falhou. Foi só depois da morte de Michon que o enigma foi resolvido, quando seu aluno, Varinard, em uma modesta monografia em sua memória, revelou que Michon foi o autor.

Em 1866, Michon recebeu alguma satisfação quando seu longo conhecimento científico ensaio sobre a vida de Jesus foi recebido favoravelmente em Roma. Michon foi convocado para um audiência com o Papa no curso do qual ele ensinou a Pio IX a geografia da Terra Santa.

A satisfação de Michon foi de curta duração. O primeiro Concílio Vaticano foi convocado em Dezembro de 1869, o primeiro desde o Concílio de Trento no século XVI. isso foi destina-se a fazer o Symbabus de Erros de 1864 vinculativo dogma: o Syllabus era um papa documento que condenou a maioria das ideias do tempo e lançou um ataque a tudo em que Michon acreditava.

O Conselho também pretendia fortalecer o papado autoridade em sua luta contra o mundo moderno, por meio do dogma do papa infalibilidade – a noção de que o Papa, que é guiado pelo Espírito Santo, não pode errar em seu papel apostólico quando ele governa sobre questões de fé e moralidade.

Michon alertou os participantes no Conselho do cisma que pode ocorrer no mundo católico e declarou que ele, como muitos outros católicos, não aceitaria essa decisão ilegítima.

Seguindo o captura de Roma pelo exército italiano, que pôs fim ao Estado papal, o Conselho foi suspenso antes que pudesse fazer o dogma de ligação Syllabus, no entanto, o dogma de infalibilidade papal foi aprovada por uma grande maioria.

Apesar de mais do que alguns dilemas, Michon permanece fiel ao catolicismo, mas o as decisões do primeiro Concílio do Vaticano marcam um momento decisivo em sua vida. A partir daí, Michon abandona suas batalhas religiosas quase inteiramente e canaliza toda a sua energia em um nova e estimulante direção – fundando a grafologia e espalhando-a por toda a Europa.

Nós nunca saberemos até que ponto a existência da grafologia é devida à conservadorismo de Pio IX ou, se as coisas se desdobravam de maneira diferente, se a “nova ciência” teria permanecido para sempre trancado no cérebro fervilhante de seu descobridor.

Os mistérios da escrita

Em dezembro de 1868, foi realizada uma reunião em Paris que seria de crucial importância para o futuro da grafologia.

Adolphe Desbarrolles, um eminente quirologista, que havia tentado em vão desenvolver um método para analisar a caligrafia para uso em sua análise quirológica, foi apresentado a Michon no salão realizado por Saulcy, chefe do arqueológico expedição ao Oriente Médio em que Michon tinha participado, e descobriu que ele tinha um método de análise totalmente formado – o método pelo qual ele mesmo teve inutilmente procurado por tanto tempo.

Desbarrolles persuadiu Michon a publicar seu método e comprometeu-se a financiar o projeto. Michon consentiu, desde que seu nome fosse não aparecem no ensaio.

O nome completo do ensaio foi “A vida de Jesus, de acordo com os Evangelhos Sinópticos, traduzidos literalmente do grego, com a adição de notas filológicas, tipográficas e arqueológicas”.

O Syllabus of Errors incluiu uma denúncia papal de oitenta opiniões modernas que contradiziam a fé católica e foi uma declaração de guerra total contra as idéias da época, como o racionalismo, liberalismo, socialismo, liberdade de religião e liberdade de expressão.

A declaração denunciou a demanda para uma separação de igreja e estado, a noção de que era possível alcançar a redenção fora do catolicismo e a demanda pelo fim do governo terreno da igreja.

Por último na lista de erros, e o encapsulamento de todo o Syllabus, foi a idéia de que “o Romano Pontífice pode, e deve, reconciliar a si mesmo e chegar a um acordo com o progresso, o liberalismo e a civilização moderna ”.

Logo ficou claro que os parceiros tinham diferenças de opinião em relação à parceria.

Michon ficou surpreso ao ouvir que Desbarrolles estava insistindo em ter uma mão na escrevendo e esperava desempenhar um papel crucial nisso. Depois de alguma discussão, eles concordaram que Desbarrolles escreveria o prefácio, mas esse não era o fim dos problemas de Michon.

Desbarrolles insistiu em combinar a quirologia com a grafologia no prefácio e até mesmo Ameaçou processar Michon se ele atrasasse a impressão.

Apesar das fortes objeções de Michon misturando ocultismo e grafologia, ele foi forçado a concordar com o “ridículo prefácio”. Por final de setembro de 1869, Michon havia terminado de escrever o livro, mas enquanto isso a guerra franco-prussiana havia estourado e foi só em abril de 1872 que o livro finalmente chegou ao fim. Publicados.

Michon detestava o título do livro Os Mistérios da Escrita, essencialmente a sequela de um livro anterior de Desbarrolles, The Mysteries of the Palm, e sustentou que era mais evocativa de magia e cabala do que de séria ciência.

                                        fonte: britishgraphology.org

 

Michon decidiu dissolver a parceria e dedicar-se à divulgação do “Nova ciência”. Em 18 de novembro de 1871, a primeira edição de sua revista gráfica foi publicado, e nele Michon usa publicamente o termo “grafologia” pela primeira vez.

A fim de convencer seus leitores da eficácia de seu método, ele ofereceu um livre análise grafológica como um bônus para os assinantes da revista.

                                              fonte: britishgraphology.org

Mais tarde, Desbarolles chegou a reivindicar o status de Michon como fundador da grafologia. Nós aprendemos de o modo como as questões se desenvolveram neste caso a partir da descrição detalhada de Emilie de Vars, em sua História de la graphologie, ibid.

Em 24 de novembro de 1871, Michon realizou sua primeira reunião pública em Paris em que ele apresentou sua descoberta ao público.

Nos anos que se seguiram, ele viajou para todos as grandes cidades francesas e outras cidades da Europa para ganhar as pessoas sobre a sua teoria. 

Durante suas palestras, ele geralmente demonstrou alguns princípios de seus métodos e, em seguida, analisou amostras de caligrafia anônimas escritas por pessoas na platéia. 

Michon começou disseminando “a nova ciência” com o mesmo entusiasmo que ele demonstrou ao pregar sua idéias religiosas, e até usado para descrever seu trabalho em termos de uma missão religiosa.

Além de sua visão utópica, ele percebeu a grafologia como um meio de autodeterminação profunda. reconhecimento, para o auto-aperfeiçoamento, e para o renascimento moral da humanidade: “Grafologia provou ser uma nova ferramenta para o mundo moral, que surgiu através de intervenção divina no auge dos avanços materiais trazidos pela descoberta do motor a vapor e a eletricidade. ”.

Nos anos que se seguiram, Michon publicou dois livros – que ele considerou textos complementares – estabelecendo seu método totalmente evoluído.

Em 1875, Système de graphologie apareceu, apresentando o sistema de sinais de Michonian, seguido em 1878 por a continuação, Méthode pratique de graphologie, que descreve os princípios da análise grafológica da caligrafia como um todo.

Em 1879, Histoire de Napoléon 1d’après filho écriture16 foi publicado, no qual Michon faz uma análise longitudinal da caligrafia de Napoleão de seu serviço militar como um jovem oficial de artilharia até a sua exílio em Santa Helena, no final de sua vida.

Em 8 de maio de 1881, lúcido e com sua com as faculdades intactas, Michon morreu de complicações da pneumonia.

A nova ciência

No século XIX, a possibilidade de que a caligrafia pudesse revelar o escritor personalidade já era uma noção comumente aceita. O arauto da grafologia moderna foi o renomado fisiognomista Lavater, cujo livro Physiognomic Fragments levantou o idéia e também ofereceu uma base teórica para isso. 

Ele argumentou que a caligrafia revela a personalidade, como outras manifestações expressivas, como a forma como as pessoas andam e falam, mas ele não sugeriu nenhum método para realizar tal análise.

Ao contrário de trabalhos anteriores, como o de Camillo Baldi no século XVII, que teve pouco impacto e caiu no esquecimento, o livro de Lavater foi amplamente lido em toda a Europa e despertou considerável interesse no assunto. 

Uma variedade de ensaios foram publicados reafirmando e até acrescentando às idéias de Lavater, e grafologistas que trabalharam intuitivamente.

Neste artigo, uso a edição de 1970 que inclui os dois livros em um volume e toda a página referências entre parênteses no corpo do artigo referem-se a essa edição: Michon, Jean-Hippolyte. 1875 Système de graphologie suivi de Méthode pratique de graphologie , Paris: Payot. Michon, Jean-Hippolyte. 1875. Système de graphologie , Paris: Bibliothèque graphologique. Michon, Jean-Hippolyte. 1878. Méthode pratique de graphologie , Paris: Bibliothèque graphologique. Michon, Jean-Hippolyte. 1879. Histoire de Napoleão 1 er d’après son écriture , Paris. Lavater, Johann Caspar. 1775-1778. Physiognomiche Fragmente zur Beförderung der Menschenkenntnis und Menschenliebe, 4 Bd., Alemanha e Inverno: Weidmanns Erben und Reich und Heinrich Steiner und Compagnie.

Logo estavam ativos em vários lugares da Europa.

A intenção de Michon era, no entanto, bem diferente:

“Todos aqueles que escreveram sobre grafologia antes de nós, dos quais o mais famoso é Lavater, apenas examinaram impressão geral feita por caligrafia… que não tem nada a ver com ciência.  Quando dizemos ciência, nós falamos por necessidade sobre regras exatas, sobre um método baseado na experiência, sobre princípios e leis que derivam da natureza do que está sendo descrito ”.

Michon é um empirista em todas as fibras do seu ser:

“Experimentação significa submeter uma teoria ou método ao teste. Nada pode ser aceito como um verdadeiro e princípio irrefutável, nada pode ser aceito como uma ciência … a menos que tenha passado no rigoroso teste de experimentação. A grafologia passou no teste com sucesso…”.

Uma ideia do trabalho empírico de Michon pode ser obtida da seguinte descrição:

Quando quis criar este grupo, empreguei o método natural, que em todas as ciências leva a

resultados práticos de uma maneira que não deixa margem para erros.

Comecei classificando minha coleção de autógrafos de autores fortes e autores de vontade fraca… A pesquisa comparativa de milhares de amostras de caligrafia mostram que todas as pessoas de vontade fraca cruzam as suas fraquezas. A linha é sempre fraca filiforme e termina com uma cabeça de alfinete dificilmente perceptível … em contraste, todos os escritores sua força e firmeza, enquanto exercem forte pressão sobre suas canetas.

Este é o princípio grafológico. Não é apenas para as barras “t”, mas para todos os traços sem exceção, curto ou longo, que tem um ponto final.

“O processo é realizado da seguinte maneira: selecionamos aleatoriamente a caligrafia de pessoas conhecidas por sua vontade forte, e note que o escritor sempre cruza seu ‘t’ fortemente.

Este estilo de escrita não é adquirido na escola … Usando o método experimental – o grande professor cujas conclusões são indiscutível – mostra que pessoas de força de vontade nunca usam caligrafia arredondada, mas instintivamente tendem a escrita angular, derrames fortemente formados e terminações em forma de taco.

Escrita à mão como escrita de alma Michon não está satisfeito com provas empíricas para justificar seu método, e acredita que necessidades de grafologia, como toda ciência, sua própria filosofia, isto é, uma teoria que explica como funciona.

Seu ponto de partida foi a analogia de Lavater entre caligrafia e outros manifestações de personalidade, como fala e marcha. A fonte de tudo isso, então Michon reivindicações, é a alma:

Esta filosofia da manifestação da alma através de signos gráficos é baseada na conexão íntima que existe entre cada signo … que emana da personalidade humana, e a alma, que é o substância dessa personalidade.

Quem pode duvidar que cada palavra é a tradução espontânea e imediata de pensamento? E quem pode duvidar que a caligrafia é tão espontânea e imediata uma tradução do pensamento como discurso? “

E ele conclui:

” Toda a caligrafia, como toda linguagem, é a manifestação imediata do ser íntimo, intelectual e moral “

Mas se a caligrafia reflete o ser interno, ela deve ser espontânea. Quando aprendemos para escrever, nossa escrita não é hábil ou fluente. O modelo pelo qual aprendemos segue um padrão uniforme, e nossos professores insistem na uniformidade na forma como escrevemos e como nós formamos as letras. Esta forma mecânica de escrita não pode refletir fielmente a alma:

“A razão é óbvia. Esta caligrafia só cria formas fixas, regulares e imutáveis, e o cérebro da o homem que os traça tem apenas um pensamento em mente; para produzi-los da forma mais bela possível “

Somente quando a caligrafia é espontânea e inconsciente é que ela se torna expressão da alma:

Quando tivemos uma longa experiência de escrita … a alma escreve diretamente … as cartas não são mais do que sinais usados ​​inconscientemente para expressar o pensamento… quando a criança, o adolescente ou o adulto que foi instruído em caligrafia, entra na vida espontânea e livre e quer expressar sua pensamentos e sentimentos em relação a outras pessoas rapidamente, sem esforço, sem estudo, sem se preocupar no mínimo, sobre formar as letras bem ou mal, ele instintivamente abandona seus hábitos de caligrafia e muda para uma escrita com características únicas … “.

A escrita é, portanto, nada menos que a escrita de letras. Mas como cientista, Michon não pode ser satisfeito com esta explicação, e se dirige a um esclarecimento sobre “o que processos fisiológicos são pelos quais a alma deixa de pintar, isto é, para formar letras bonitas, e começa a se reproduzir por escrito “

O órgão responsável pela isso é obviamente o cérebro. Michon agora analisa o conhecimento científico de seu dia sobre a pesquisa do cérebro, começando com Descartes e terminando com novas descobertas por Paul Broca.

O cérebro, segundo Michon, é a morada da alma. Ele descreve a estrutura do cérebro e suas várias funções, concluindo que:

“Segue-se pelo que dissemos que temos um órgão especial em nós, de onde todos os nossos impressões e percepções e, consequentemente, de onde emanam todas as expressões do nosso ser intelectual e moral “.

O cérebro também controla o movimento dos membros através dos nervos, incluindo movimentos tão complicados como escrever com os dedos. Parece que Michon já estava familiarizado com a noção de caligrafia como “brainwriting”, identificado com Preyer.

Os sinais gráficos são fixos mesmo o termo “sinais fixos” (signes fixes), central para Michon e o objeto de tanto incompreensão e interpretação errônea, é apenas uma parte de seu programa científico e sem ela toda a base da grafologia é destruída. O emprego de rígida regras testadas pela experiência é o que, na opinião de Michon, distingue a ciência de ocultismo:

Portanto, é o significado fixo do signo que é o principal princípio da grafologia. A conjectura que é o estoque no comércio do craniologista e do fisiognomista dos lavateres não tem lugar aqui. Estamos em muito terreno mais firme quando nos baseamos em sinais que foram verificados milhares de vezes pela experiência.

Michon depois retorna a este assunto em maior detalhe:

“Aqui está a primeira lei da fisiologia gráfica à qual não há exceção: um sinal gráfico nunca expressa o traço oposto ao que representa.

Por exemplo: traços grandes, letras maiúsculas perdidas na brancura do papel pelo desenvolvimento excessivo, desproporcional com a altura das letras minúsculas é um sinal gráfico de uma imaginação selvagem, sendo levado com uma idéia, falta de contenção e senso de proporção, indicando uma natureza efervescente e ardente.

Este sinal nunca é encontrado e nunca será encontrado na caligrafia de uma pessoa que está no controle total de sua imaginação, que a restringe e a mantém no controle; uma pessoa que não é de modo algum volátil e impulsiva, mas calma e fria.

“Letras extremamente simples, não superiores ao necessário para a correta formação da letra, sem extensões acima ou abaixo do corpo da carta, letras regulares, em justaposição padrão, mantendo uma constante ordem, independentemente da velocidade de escrita, letras que não têm nenhum traço de irregularidade, artificialidade ou excesso movimento, são os sinais de uma natureza calma.

Uma pessoa com uma imaginação selvagem, quando ele escreve rapidamente, naturalmente e espontaneamente, não pode se limitar a esse estilo de escrita simples, regular e monótono.

A segunda lei é um corolário do primeiro: os sinais gráficos são fixos, porque são o produto de condições fixas de criação psicológica e fisiológica. De fato, não é possível que duas forças de movimentos contraditórios e conflitantes podem produzir um movimento idêntico. ”

É fácil ver que este princípio não tem nada a ver com sinais isolados com significado.

Michon está preocupado com a condição necessária para criar ciência, tomando como exemplo a síndrome dos sinais e não um sinal isolado.

Pode vir como uma surpresa para muitos, mas Michon lida em seus livros principalmente com síndromes gráficas que relacionar-se com várias características pessoais.

Em seu primeiro livro, as características são introduzidas por ordem alfabética, enquanto no Système de Graphologie elas são colocadas oito categorias estruturadas em camadas a partir das primeiras predisposições da mente que são inatas e imutáveis ao comportamento externo aprendido, que é o resultado de uma pessoa desenvolvimento e educação.

 

Sinais complexos e a lei das resultantes

O sistema de sinais de Michon ainda é a base principal da nossa grafologia. Mas Michon afirma que apenas um pequeno número de características é representado por um simples sinal gráfico, signo simples, em sua terminologia.

Há muito mais características do que sinais gráficos e a maioria deles é representada por um grupo de signos gráficos que constitui um signo complexo.

A importância que Michon atribui a sinais complexos pode ser vista abaixo. Segue:

“A teoria dos signos complexos… abre um vasto horizonte para a nova ciência.

O jogo de possibilidades, estados e movimentos da mente humana podem fornecer inúmeras combinações … há um imenso campo de pesquisa aqui para estudantes de grafologia.

Uma ciência que não progride não é uma ciência. E eu estou feliz provê-los, através deste presente frutífero, com uma preciosa ferramenta de trabalho.

É este horizonte, de infinito proporções, que estou abrindo para futuros grafólogos. ”

Mas Michon não pára por aqui. Em Méthode Pratique de Graphologie ele desenvolve a idéia de signos complexos e expande-o em uma síntese do todo.

Da mesma forma que um pluralidade de signos simples cria um signo complexo, o mesmo acontece com as diferentes características.

Escrever influência uns aos outros e criar novos significados. Michon chama isso de expansão

lei das resultantes (loi des résultantes).

“A lei das resultantes baseia-se no fato psicológico de que um traço afeta outro. Nunca elimina quando está bem delineado… mas… dá-lhe um tipo especial de nuance ”.

Vamos demonstrar isso com um dos poderes mentais mais centrais para Michon caracterologia – emoção. O sinal básico do emocionalismo é a escrita inclinada para a direita, porque é “muito mais fluente e mais fácil de fazer” , enquanto a escrita vertical é característica de pessoas que controlam suas emoções e seu coração.

Michon acha que mesmo os sinais simples podem representar uma variedade de nuances de características que alterar de acordo com a intensidade do sinal e a freqüência de sua ocorrência na escrita.

Assim, por exemplo, o emocionalismo pode ser leve ou extremo de acordo com a extensão para qual a escrita inclina-se.

Quando se inclina para a direita, o escritor é controlado por sua impulsos e paixões. Será que esse emocionalismo será expresso no amor ou no ódio – neste momento nós precisamos do signo complexo:

O signo gráfico do ódio é idêntico ao signo gráfico do amor … A inclinação acentuada da escrita é indicativo da capacidade de amar com uma paixão.

Portanto, é também o sinal gráfico daqueles que podem odiar com uma fúria. Além disso, se escrever com uma encosta íngreme for acompanhado de sinais de tenacidade e obstinação, impetuosidade beirando a tempestuosidade; … Se o sentido do eu é primordial, se o orgulho é fortemente e indicado, o orgulho ferido é implacável; se vaidade e pretensão são evidentes na escrita, vaidade picada também se torna implacável. Aqui você tem o sinal claro e complexo de uma natureza capaz de odiar. ”

Michon desenvolveu leis detalhadas para descrever como os sinais afetam um ao outro muito antes Saudek propôs a ideia de contra-dominantes. O efeito pode ser intensificar ou mitigar e sinais contraditórios podem servir como contrapesos um ao outro:

“Não se deve esquecer que, devido aos requisitos do método analítico, consideramos cada nuance de uma faculdade [mental] isoladamente e completamente independente de outras disposições e manifestações da mente que podem atuar como contrapeso.

Assim, por exemplo, emocionalismo, extremo impressionabilidade, leva a mente aos extremos da paixão.

No entanto, se escrever que indica esta intensa emocionalismo também contém os sinais gráficos de resolutividade poderosa … o resultado é que – e este é um importante nota psicológica – no fundo, essa pessoa sempre permanecerá emocional e feminina, mas com um contrapeso, auxiliado pela força de vontade, para capacitar a mente a neutralizar os excessos do emocionalismo.

Será não mais ser um navio à deriva à mercê das ondas, mas um frágil veículo humano com uma alavanca com a qual navegar pelas ondas e evitar as falésias.

Da mesma forma, se a força de vontade … está carente de emocionalismo, se o lado emocional não for desenvolvido, a força de vontade, privada de um contrapeso, mergulhará excessos de poder. ”

Quando a escrita contém sinais contraditórios, ela indica um complexo e contraditório personalidade em que “em certos momentos ou em certos dias uma situação domina a mente, e em outros momentos o estado contrário da mente é dominante ”.

Ocasionalmente isso é um sinal de uma luta interna não resolvida:

O emocionalismo contido se manifesta por escrito em que as letras tendem a ser retas, quase completamente vertical, misturado com letras com uma inclinação direita.

É a caligrafia de todos aqueles de uma natureza impressionável que se sentem ameaçados pela sua sensibilidade natural e suprimem-na, de modo a obedecer a um plano de conduta ambiciosa, escrúpulos de consciência, imperativos imutáveis.

Seu emocionalismo faz com que essas almas grande aflição … em todos os casos, há uma luta [interna]. Esta é geralmente a caligrafia dos sacerdotes. Lá nada é mais curioso do que ver como, em tal escrita, o movimento da razão e o movimento da coração quadrado até o outro. ”

Michon observa que esse fenômeno é característico de sua própria caligrafia:

                                                          fonte: britishgraphology.org

“Como eu escrevo estas linhas rapidamente … é impossível para mim pensar em disfarçar minha escrita em qualquer maneira … contra a minha vontade, inconscientemente, de uma forma que eu poderia chamar predeterminado … Eu não posso deixar de produzir isso roteiro atormentado, esse roteiro de luta em que minhas cartas se inclinam às vezes assim, às vezes o outro, às vezes até na mesma palavra “.

 

Escrevendo como uma expressão e um movimento, vimos que a emoção como um poder básico da personalidade é expressa por escrito através de um simples sinal.

Quanto mais específico o traço, mais complexo é o seu gráfico síndrome. Aqui está como o ardor é expresso por escrito, identificado por Michon com a atividade, uma paixão por fazer, animação, espontaneidade e impulsividade:

“Todos os movimentos são animados, bruscos, executados com os golpes mais curtos possíveis e, acima de tudo, as barras do T são formados com extrema pressa; a escrita é descuidada e desleixada sem tentativa de legibilidade, criar letras ou palavras identificáveis que possam ser lidas; há uma inclinação predominantemente ascendente para a letra e linhas e a escrita quase sempre tem o sinal de emocionalismo e impressionabilidade. Os ardentes são emocional. ”

Por outro lado, a indolência, à qual Michon atribui falta de vitalidade e atividade, falha em desenvolver os poderes latentes na personalidade humana, e o desejo de evitar atividade e esforço são expressos da seguinte forma:

“A escrita do indolente evita completamente ângulos e traços firmes e mostra uma propensão para curvas e letras malformadas ou semi-formadas … a falta de ardor e movimento na escrita logicamente atesta a indolência da mente motora … é uma das grandes provas do valor científico da grafologia.

Os enérgicos e os apáticos nunca escrevem como o outro, quer escrevam em hebraico, em árabe, em Grego, ou em francês … [o indolente] não faz nenhuma tentativa de dar às letras sua altura e seus elementos, é como se eles estivessem dizendo: leia isto se você puder. ”

Embora em ambos os casos a caligrafia seja desleixada e a legibilidade seja ruim, os diferentes contexto e, principalmente, o tipo diferente de movimento dar origem a completamente diferente interpretação. É assim que os sinais isolados parecem independentes do contexto?

Embora Michon ainda não tenha nenhuma conceituação desenvolvida de movimento, a grafologia está longe de ser puramente preocupada com a forma. O aspecto do movimento em a escrita é parte integrante do seu sistema e suas descrições de movimento são ocasionalmente até surpreendente em sua sutileza.

É assim que ele descreve a emoção de felicidade:

“O personagem feliz é a antítese lógica do personagem triste, sombrio, frio e deprimido. Tal as pessoas são impressionáveis, simpáticas e ternas.

O riso separa os lábios e a alegria abre as letras na escrita. Sinais gráficos: muitas curvas na escrita que são inclinadas, livres e irrestritas.

As letras são animadas, colocadas à pressa no papel. O alegre atravessa o t com um bar curvo e delicado. Letras nunca são compactadas. Há uma ausência total dos sinais associados com frio, tristeza ou inquietação naturezas. ”

O chão lamacento

O pensamento simbólico sistemático aparece pela primeira vez na grafologia com a apresentação de Max Pulver do simbolismo do espaço em seu livro “The Simbolism of Handwriting” .

Vimos que a grafologia de Michon é baseada principalmente na teoria expressiva, mas mesmo assim é possível discernir os primeiros lampejos do simbolismo pictórico-analógico.

Vimos como Michon explica a diferença entre a espontaneidade do direito escrita inclinada e a rigidez da escrita perpendicular em termos de fisiologia.

Mas Ao lado da explicação fisiológica, ele acrescenta um interessante simbólico visual:

“Tudo que é gentil, fraco e complacente – se dobra. Tudo que é teimoso e inflexível não dobre, mas fica em pé. Uma é como uma cana que se dobra na brisa, enquanto a outra é como o tronco da uma árvore que nem mesmo a tempestade pode mover “(89).

De acordo com a grafologia de Michon, o sinal mais claro de egoísmo é o retrocesso forma de semínima no início ou no final de uma carta, que com o tempo ficou conhecido como escrita centrípeta em grafologia francesa, e como tendência à esquerda em Grafologia alemã.

A semínima de retorno para trás, que eu chamo de ‘a semínima egoísta, é sempre um sinal de egoísmo, de Eu, de preferência pelo eu sobre os outros. A alma humana se transforma em si mesma, concentra-se em si mesma, não irradiar para fora de si mesmo, converge para si mesmo; e se ele olha para fora, ele faz como uma sanguessuga, a fim de sugue algo para si da pessoa para quem ela prende… A caneta faz o mesmo movimento: volta para a letra; fecha-se como garras que se fecham quando se agarram à presa “

Além do simbolismo visual gesticulativo (agarrar a presa), também temos aqui o começos de simbolismo espacial – a letra está voltando em si é um retorno ao eu e simboliza interno contra externo.

Esta combinação de simbolismo da linguagem corporal e um conceito simbólico de espaço também é evidente na relação de Michon com a arrogância, que é outro aspecto do egoísmo.

Arrogância, afirma Michon, é “a grande doença da alma humana. Mas sua fonte está em um sentimento real, em um instinto de autopreservação que é uma lei natural. Portanto, é um distorção de um requisito social eminentemente útil, auto-estima. Não é ruim, exceto quando se desvia além dos limites precisos da verdade “.

Na opinião de Michon, há orgulho que é nobre e legítimo, mas a perversão da arrogância é egoísta sentimento egoísta dirigido ao auto-engrandecimento e, ao mesmo tempo, o menosprezo de outros:

“O que torna a arrogância negativa … é o sentimento egoísta e egoísta que nos coloca acima dos outros … o a natureza da arrogância é uma preferência pelo eu sobre os outros ”

Como o orgulho é expresso fisiologicamente? O homem arrogante levanta a cabeça e se projeta fora, incha como um pavão espalhando sua cauda, ​​daí a expressão “inchada de orgulho”.

O mesmo acontece com o manuscrito:

“A caligrafia segue um movimento fisiológico natural, ou melhor, é o imediato, instantâneo expressão de um. A escrita sobe, a escrita se espalha, a escrita infla, a escrita se torna alongada.

E tais são os signos gráficos de um senso de superioridade: letras que cobrem uma grande quantidade de espaço, letras de altura exagerada; a letra maiúscula M, construída de três cursos descendente, o primeiro golpe de que… é quase sempre o dobro do comprimento dos outros dois; e assim também da letra maiúscula N; letras que se levantam em linha reta, estique-se e afunde-se, como hastes muito na sombra que se esforçam para chegar mais alto para o sol e a luz “.

Michon também atribui significado simbólico ao traço, que expressa o nível de sensualidade ou espiritualidade do escritor. Como orgulho, a luxúria também é um dos sete pecados mortais, e, portanto, aparentemente de grande importância para Michon, que mantém a clássica divisão em gula e, pior ainda, luxúria sexual.

O signo gráfico da sensualidade é a escrita pastosa, em que as letras são “grossas, pastosas e formado com forte pressão ao longo de todo o seu comprimento “.

Em contraste, o luxurioso escrita em forma de fuso e os pontos são feitos com forte pressão. E por que escrita pastosa indica sensualidade? Porque “o material é pesado e tangível”.

Por outro lado, a escrita fina e arejada “é construída com traços levemente aplicados. Evita pastosidade e letras inchadas. Está bem e vibra sobre o papel. A alma modesta é a pomba que hesita em pôr o pé no chão lamacento. Eu chamo esse tipo de caligrafia arejado “.

O escritor não-sensual é por natureza espiritual e não anseia por sensual luxúria; mesmo no amor, o prazer que ele procura é principalmente mental “.

Michon salienta que o derrame pastoso não é puramente um efeito técnico da caneta: “Dez as pessoas poderiam escrever com a mesma caneta uma após a outra … usando a mesma caneta não dê a mesma espessura ao corpo da letra “.

A intuição do Oriente

A divisão em pensamento intuitivo e dedutivo de acordo com o grau de conexão foi uma nova descoberta de Michon em 1872 e não aparece em seu primeiro livro.

A escrita desconexa foi percebida por Michon como “a súbita explosão de idéias”. Indicativo de intuição e imaginação e a capacidade de formar idéias, enquanto conectado escrever é indicativo da capacidade de raciocinar logicamente, de fazer conexões entre idéias e desenvolvê-los em um pensamento abrangente.

Michon considera falta de conexão para mostrar resistência aos processos de rotina do pensamento: “A pena de escrever parece resistir a impetuosidade do pensamento. “Ele é rápido em acrescentar uma importante condição de que, para alguns razão é ignorada na literatura posterior sobre o sinal: “Move a mão em movimentos bruscos que rapidamente formam as partes da carta absolutamente essenciais para tornar a palavra legível ”

A combinação de progressão staccato (“a súbita explosão de idéias”) com movimento rápido e extrema abstração das letras, explica a criatividade intuitiva e natureza deste escritor.

O escritor dedutivo é prático, pragmático e lógico. Ele não encontra idéias dentro ele mesmo, mas é capaz de assimilar as idéias dos outros, de processá-las e de fazer eles próprios. O escritor intuitivo, por outro lado, especialmente em seu extremo forma, é um teórico, um utópico, um idealista, um sonhador de sonhos (109).

Isto é o escrita de artistas, poetas e filósofos (108), mas também de pessoas simples “que não assimilam idéias de fora, mas buscá-las instintivamente de dentro “, não importa quão estranho e bizarro essas idéias podem ser. Dedução na sua forma extrema, especialmente

Quando combinada com escrita pequena ou decrescente indicativa de engenho e astúcia, é  um sinal de ingenuidade lógica levado a um nível absurdo, e o uso sofisticado de lógica analogias que não levam à verdade, mas apenas a uma aparência de verdade, uma característica comum a muitos advogados.

Caracteres mais pares resultam quando há um equilíbrio a escrita entre a conexão e a falta dela, que é uma indicação do escritor capacidade de integrar seu lado criativo com seu lado lógico-prático, embora tais pessoas geralmente não estão inclinados à profundidade.

Michon acredita que pessoas intuitivas geralmente não são altamente desenvolvidas emocionalmente (escrita ereta) porque eles estão preocupados com o trabalho intelectual e criativo, e embora a intuição não esteja necessariamente em desacordo com a emoção, “as duas potências polares de personalidade não se desenvolve simultaneamente nela “.

Particularmente interessante é a analogia um tanto especulativa que Michon encontra entre as formas padrão de escrever línguas semíticas e indo-européias e o coletivo natureza dessas culturas:

“No meu livro ‘A História da Escrita’, examinei este interessante tópico longamente, que os povos da Leste, principalmente a raça semítica, influenciada pelos sentidos e impressões que receberam de fora, vivendo uma vida de piedade e filosofia, constantemente levado a um mundo de intuição e idealismo, despreparado para qualquer coisa que exija precisão, dedução lógica, meticulosa e analítica, e estrangeira a crítica.

Filosofia – tem uma escrita manifestamente intuitiva com letras totalmente desconectadas, como o egípcio.

Escritos fenícios ou sumérios e escrita hebraica quadrada, bem como todos os derivados do fenício.

Escrevendo na Ásia Ocidental, enquanto as raças treinadas em lógica e razão, dedicadas à filosofia e crítica e pensamento analítico, buscando dar sentido a tudo e viver uma vida de produtividade, praticidade e pragmatismo, como os dos mundos grego e latino, e em nossos próprios dias – os ocidentais mundo, incluindo a Europa, a América e todas as terras colonizadas por europeus, desenvolveram uma forma escrevendo com letras conectadas.

… O Oriente é místico e sensual. Alimenta-se de imagens; idealiza tudo: tem um profundo religiosidade; está aberto ao êxtase, inspiração divina, profecia.

O homem do Oriente vê Deus. O oeste é filosófico, metafísico, analítico e crítico. Abrange a dialética que se estende ao refinado sofisticação e sofisma. Adere à lógica fria e calculista e é atraído por abstrações… evita a fé e não tem desejo de alcançar a Deus senão pela sabedoria.

Tudo isso explica duas faces opostas da escrita. Uma é a escrita de inspiração e visão. Ele explode de repente do papiro mergulhado em tinta ou na caneta de pena. O outro é a escrita da investigação racional. Cria uma seqüência de letras conectadas da mesma forma que cria uma série de pensamentos conectados”.

É interessante que, enquanto a interpretação de Michon da escrita não conectada é rejeitada por Crépieux-Jamin, 28 é adotado na grafologia alemã de Klages e seus seguidores como uma das principais interpretações do nível de conexão na escrita.

Simplicidade linda e admirável

O conceito de harmonia, que se tornaria a marca registrada da grafologia francesa, é um fio correndo pela criatividade de Michon.

Este esforço pela harmonia é o que está subjacente sua filosofia religiosa: harmonia entre diferentes denominações cristãs, entre religiões, entre religião e mundo secular, harmonia universal e unificadora.

Este conceito também é evidente na forma como ele aborda a escrita. Nós já vimos em nossa discussão de sinais fixos como Michon identifica imaginação desenfreada com desarmonia em todos os aspectos da escrita, expressa como um excesso de movimento, exagerada extensões que interferem na organização do espaço, design artificial ou irregular de letras e ruptura da regularidade rítmica da escrita.

Crépieux-Jamin, J. Ibid, pp. 391-392. Crépieux-Jamin viu a conexão como o fator decisivo velocidade de escrita, e argumentou que a escrita não conectada é uma expressão da lentidão e das fluxo de escrita, por várias razões. Ele observa com cinismo que a interpretação da intuição é muito mais popular do que o seu porque as pessoas preferem se atribuir com intuição profunda do que vê-lo como um expressão de estranheza e imaturidade da escrita (entre crianças ou adultos sem instrução), de excessiva cuidado e inibição ou diminuição da atividade física ou mental.

A harmonia está em primeiro lugar nos limites internos da mente do homem:

“É da natureza da vaidade não encontrar em nós um nobre contentamento em nosso valor e o que somos, mas olhe para fora de nós mesmos. Todas as nuances da vaidade são indicativas de um desejo de ser proeminente e esperar de outros, a estima que acreditamos aumenta nosso valor. ”

“Bela e admirável simplicidade brilha na escrita, como uma flor branca em um matagal gramado que aumenta a sua frescura e esplendor. Mesmo [aparentemente] feio escrevendo expressa perfeitamente um sentido da modéstia da mente … Toda escrita que indica modéstia e simplicidade atesta assim a nobreza de a mente do escritor. Os tolos são pretensiosos ”.

“Estude a escrita da elite, os grandes escritores, todas as maneiras de homens superiores. A marca do seu intelectual. O valor é a ausência de qualquer tipo de embelezamento supérfluo, ridículo ou inventado. Toda artificialidade é uma sinal de inferioridade intelectual. ”

A escrita harmoniosa é o sinal mais claro de distinção, bom gosto e tudo o que vai para compõem o famoso espírito francês. No nível do comportamento social, é expresso em refinamento social (finesse) – a capacidade de expressar o pensamento de forma elegante e implícita, não diretamente, e no encantador.

Finesse é expresso por escrito em “elegante e harmonioso formas de escrita e particularmente na total ausência de letras vulgares, de mau gosto ”, e charme é expresso em “uma forma de letras que é ao mesmo tempo simples e artística e em sua organização harmoniosa no espaço ”.

Em contraste, na escrita vulgar que Michon identifica com grosseria, mediocridade, falta de distinção, superficialidade intelectual, grosseria, falta de modos e refinamento social, e mau gosto:

“O sinal gráfico é a completa ausência de harmonia nas letras, e as letras maiúsculas são grosseiras e em bruto. Escrever pode ser feio – isto é, apressado e mal formado – e ainda assim não é vulgar. Escrita vulgar tem traços de caneta tortos, conexões desproporcionais entre letras, posturas improváveis, perpétua desarmonia. ”.

Há também a harmonia moral, conforme expressa na descrição a seguir, dedicada à caligrafia de um juiz altamente respeitado:

“Esta escrita, desde o início, é marcante em sua grande regularidade, que, no entanto, não é monótona. Repetição de letras caligráficas; a personalidade humana é clara de se ver. Que ele tem um coração, que ele é propenso.

O sentimentalismo, embora contido, é claramente evidente. Mas nós admiramos sua ordem natural, que permite o jogo de luz entre as palavras e as linhas, sua escrupulosa escrupulosa e, sem dúvida, inconsciente, que nunca permite a caneta, nem mesmo o menor desvio das longas extensões …

Você não precisa ser um grafologista para ser atingido pelo caráter [especial] desta bela escrita, feia talvez em termos de caligrafia, mas impressionante como uma expressão visível de uma gravidade venerável e gentileza de personalidade de qual é a expressão vital e espontânea ”(44).

Vou concluir com o desejo pessoal de Michon pela harmonia – o grande e amor não consumado de Michon e Emilie de Vars:

“Eu vivi toda a minha vida em um relacionamento, que por causa de um voto de abstinência, não poderia exigir nada dos sentidos e eu tinha um carinho (agora consignado ao túmulo) que expressava o amor mais apaixonado, a mais quente mistura de almas, sem a felicidade da consumação para as almas enamoradas …

Apenas uma vez em quarenta anos nós dividimos o mesmo quarto, o lugar onde ela costumava dormir como um anjo todo noite; foi a noite depois que ela respirou por último, e eu queria ser o único para vigiar a minha amada morta. Nós fomos casados ​​na morte.

Esta busca de amor sem os sentidos que acompanham … não é recomendada de um ponto de vista moral … um mil vezes fomos salvos quando estávamos inflamados de desejo. Ela era tão linda! Agora, depois da nossa última adeus, eu estou consolado … pelo pensamento de que eu tinha o raro e excepcional privilégio de não ter esta esplêndida criatura. E, no entanto, o nosso caminho era o oposto da verdade, porque todos os dias nós quebrávamos a santa lei, a lei da natureza… ”

.

* * *

Apesar do longo caminho que a grafologia tem vindo desde os dias de Michon, as fundações nas quais a grafologia moderna foi construída já estão contidas em sua trabalhos. Parece que, se de repente, Michon reaparecer, ele não se encontrará em território estranho, mas se ajustaria rapidamente às mudanças que ele mesmo previu:

“É uma lei de toda nova ciência que está constantemente evoluindo e melhorando… Uma ciência que não pode ser melhorado não é uma ciência; e meus numerosos discípulos seguindo em meu caminho um dia o desenvolverão em um forma que nem mesmo o seu inventor concebeu quando estabeleceu os seus primeiros princípios ”.

* * *

Este artigo apareceu pela primeira vez em Vanguard graphological. January-March 2007. Editor: Sheila Lowe.

Fonte: https://www.britishgraphology.org

Tradução e edição: Letícia Radaic

 

Se você quer saber mais sobre o que é a Grafologia poderá fazer um curso introdutório em nosso instituto, consulte a agenda para saber as próximas datas. 

Se você deseja ter acesso a mais conteúdo, inscreva-se no canal do Youtube: Método Radaic Resultados Conscientes.

Se você quer saber mais sobre si mesma (o) entre em contato por email para fazer uma grafoanálise de sua escrita.

Obrigada Michon!! Você realmente conseguiu seu grande feito, e por isto somos gratos por ter aberto este caminho. Oferecemos esta flor de cravo em sua homenagem pelo seu aroma peculiar e delicado. 

Com certeza os que aprendem a Grafologia se alegram e aquecem seu coração porque descobrem a equanimidade. A escrita revela que todos nós temos qualidades. Nos tornamos mais humanos pois podemos a enxergar as pessoas como realmente são, além de nosso julgamento parcial.