Tipo 9 – O Mediador

Características Positivas:

Calmos, Mediadores, Flexíveis, Carismáticos

Características Negativas:

Indecisos, Apáticos, Procrastinadores, Dependentes

As pessoas do Tipo 9 são tranqüilos, que gostam de preservar a paz e evitam confrontos. Seu vício emocional inconsciente é a indolência, por causa de sua tranqüilidade, indecisão, tendem a adiar suas tarefas.

São pessoas agradáveis, carismáticas e amigáveis, gostam de manter a paz e a ordem, por isso não são competitivas e são mediadoras, dando prioridade ao bem comum. Distraem-se facilmente, raramente é intencional, parece que é por desinteresse.

Apesar de serem calorosas, tolerantes e acomodadas, são pessoas apáticas, que desenvolveram um estado de anestesia para não sofrerem atritos com a realidade. Tendo preguiça de mudar ou agir, adaptam-se facilmente ao ambiente. Dificilmente tomam decisões, mas quando toma são repentinas e firmes.

Expressam serenidade e calma, mesmo não sendo estes seus sentimentos reais. São indecisas, ou por apatia ou por indolência, fazendo-as aceitar qualquer opção. Consideram-se pessoas distraídas, confusas, com memória fraca e conciliadoras.

Sendo mediadoras, são indicados para resolver conflitos e divergências, mas costumam ceder muitas vezes para evitar ou resolver o conflito. Podem sentir-se indecisas e procrastinadoras, adiando o que têm que fazer. Deixam até as mais altas prioridades por último, chegando a realizá-las no último momento, muitas vezes esquecem tarefas importantes.

Têm dificuldades em saber o que pensam ou sentem, o que as leva a adotar desejos alheios. São pessoas flexíveis, preservacionistas e solidárias.

Ficam em silêncio em discussões. Preferem que sua vida seja calma, estruturada, previsível e confortável. Vivem próxima dos outros, como a família, a nação ou grupo de trabalho pois sentem-se se valorizadas assim.

Trabalham nas mais variadas áreas, porque sua facilidade em se adaptar lhes permite trabalhar em mais áreas e se manterem trabalhando, apesar de resistirem inicialmente à mudanças. Normalmente estão nos setores administrativos, e cargos que envolvam pessoas.