Método da Caneta Verde, a Motivação do Acerto

Você conhece o Método da Caneta Verde para Ensinar seus Filhos ?

Motivar ao invés de castigar. Elogiar ao invés de dar broncas. Ressaltar os acertos no lugar de assinalar os erros.

Imagine que seu professor ao invés de usar uma caneta vermelha, utiliza uma verde para ressaltar os acertos ao invés de evidenciar os erros que você cometeu.
Este foi um novo e revolucionario método de aprendizagem infantil idealizado por uma mamãe.

Em que consiste o método da caneta verde para crianças

Boli verde

Desde quando era pequena odiava as provas repletas de caneta vermelha. A única coisa que conseguia com isto era acabar minha auto estima ao me dava conta da quantidade de erros que havia cometido. E, ainda hoje, se utiliza a caneta vermelha para ressaltar o que está errado.

Nunca parei para pensar… “O que aconteceria se meus professores tivessem utilizado a caneta verdade para indicar os acertos ao invés de subtrair os erros?” É o que deve ter pensado a mamãe que idealizou a Técnica da caneta verde. Sua filha, que estava aprendendo a escrever, ainda não sabia fazer a letra correta. Sua mãe, colocava modelos com letras e números e séries para sua filha completar. Em cada linha, rodeava com uma caneta verdade a letra que melhor tinha saído. Desta forma, sua filha compreendia qual era o caminho a seguir ao invés de fixar as que havia mal feito.

Portanto, a técnica da caneta verde responde a pergunta que muitas crianças fazem: “Mamãe, qual saiu melhor?”

Benefícios desta técnica de aprendizagem para as crianças

Sem dúvida alguma,a motivação é a principal vantagem para utilizar a caneta verde para corrigir os deveres. Um ensinamento positivo baseado na motivação e reforços positivos farão com que a criança avance de forma mais depressa no aprendizado. Mas há ainda mais vantagens:

– A criança recordará com mais facilidade a resposta correta. A mente tende a reter o que vê destacado em outra cor, já que dá mais importância do que o resto do texto. Se o que capta é um erro destacado com vermelho, lembrará dos erros. Se centrar nos destaques em verde como acerto, vai se lembrar de como deve fazê-lo bem.

– Já não tentará evitar erros, mas sim em insistir em repetir acertos. É uma mudança de mentalidade. Não evitar o negativo, mas sim seguir o caminho do positivo.

– O foco em só um erro frente aos resto de acertos, nos cria una sensação de frustração e insatisfação. Porque dar tanta importancia a um só erro se há 20 acertos?

– A criança estará mais motivada para fazer as coisas bem. O reforço positivo sempre será um excelente e poderoso incentivo.

Fonte da matéria: http://www.guiainfantil.com/blog/educacion/aprendizaje/el-metodo-del-boligrafo-verde-para-ensenar-a-los-ninos/

Traduzido por: Letícia Radaic