A Verdade que Ninguém Nunca Te Contou Sobre o Prazer

Sentir Prazer é um desejo que todo mundo tem.

Prazer é uma sensação de bem-estar. As pessoas quando se sentem bem costumam demonstrar isto com alegria. Em geral, o prazer, a sensação de leveza é a forma que nosso corpo tem de indicar que nossas ações estão sendo benéficas à nossa saúde.

Quando nos sentimos bem, nosso cérebro automaticamente libera vários hormônios do prazer, entre eles a famosa Endorfina.

Por ser considerado um “analgésico natural” leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade e isto, pode inibir o tão conhecido estresse que diariamente temos que enfrentar.

Estudos recentes apontam que a endorfina é tão importante, que pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do sistema nervoso simpático (responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc…).

Acredita-se, também que a endorfina traga uma série de benefícios ao organismo, entre elas :

  • melhora a memória;
  • melhora o estado de espírito;
  • aumenta a resistência às doenças;
  • melhora o sistema imunológico;
  • aumenta a disposição física;
  • tem efeito anti-envelhecimento;
  • alivia as dores;

Seu benefício à saúde, leva muitos médicos a prescreverem exercícios físicos para os pacientes que sofrem de depressão ou insônia.

As endorfinas produzem em nosso cérebro sensações muito similares às da morfina, ópio e a heroína, mas logicamente sem os efeitos indesejados e negativos destas drogas.

Portanto, quando estamos nos sentindo muito irritados, ansiosos, depressivos com péssimo humor e principalmente, quando ficamos doentes com frequência, pode ser um alerta de nosso corpo indicando a falta de atividades que produzam endorfina, ou seja, está faltando prazer em nossa vida.

A boa notícia é que, é possível aumentar a produção de endorfinas no nosso organismo através de prazeres genuínos. O verdadeiro prazer não deriva da aquisição de algo material, como um emprego ou ganhar mais dinheiro. Na verdade, o prazer autêntico vem de coisas muito simples.

Vamos dar algumas boas dicas : orar, louvar, sorrir, amar, meditar, perdoar, fazer o bem, ler um bom livro, fazer amor, ouvir uma boa música, ter a sensação de dever cumprido, dormir bem, comer com moderação e de forma equilibrada, conseguir se controlar, ter amigos sinceros, fazer uma boa ação, ter fé, cumprir compromissos, reunir com amigos, pensar positivo, ser menos crítico, passear, viajar, etc.

Viu só ? não é tão difícil assim e não requer muito esforço, depende somente de nossas boas escolhas e do que vamos dar prioridade em nossa vida.

A falta de endorfina produz estresse de forma desequilibrada. Entretanto, o estresse também tem sua função : manter nosso corpo em estado de alerta. É um mecanismo de proteção, que desperta em nosso cérebro uma reação de defesa para uma possível ameaça.

A sensação de estresse demanda de nosso corpo uma série de ajustes. O batimento cardíaco acelera porque tem que bombear mais sangue, os músculos precisam receber mais energia, há um aumento da respiração e da pressão arterial, entre outras coisas. Como o corpo requer muito mais energia que o normal nossa imunidade cai, e ficamos mais suscetíveis às doenças.

Em geral, não partimos para uma briga física, nem saímos em disparada. Portanto toda esta energia, liberada em nosso sangue, fica parada sem função. Imagine o custo disto !!

É bom lembrar que estresse todo mundo tem, mas até certo ponto. No dia-a-dia, situações diversas apresentam-se para as pessoas, que se adaptam a elas. O problema é quando ele se torna excessivo e inicia um desequilíbrio. Quando supera a capacidade de adaptação da pessoa ou quando persiste por muito tempo.

Ninguém adoece de um dia para o outro, assim como ninguém muda com pequenas dicas as vezes pode ser necessário uma terapia. Quando o jeito de lidar com as coisas for problemático, é aconselhável procurar ajuda profissional capacitada.

Tenha uma vida mais prazerosa neste sentido, uma alimentação balanceada e cuide do controle emocional.Estes são hábitos que despertam em nós uma capacidade positiva para enfrentar com êxito as demandas da vida e ter uma vida plenamente vivida.

Quer saber como ? O Método Radaic pode te ajudar a encontrar o seu caminho !

Envie um email para : contato@leticiaradaic.com