Brumadinho e a verdade para quem tem Discernimento

Não teve como fugir, por todos os lugares as pessoas falam sobre e as imagens causam desespero a quem vê a destruição absoluta do local e junto a vida de muitos. Percebi em mim certa inquietação interior e também meu mecanismo de defesa por evitava ver as notícias para não acessar tamanha, indignação e raiva.

Até que tomei uma decisão, escolhi encarar essa tralha toda e fui buscar informações e algo que explicasse o que aconteceu.

  • O FATO

Você sabe o que é uma barragem?

Uma barragem é uma estrutura feita em um terreno para depositar rejeitos da mineração.

REJEITO é a SOBRA quando se o minério da ROCHA

Este não tem mais valor econômico que é composto de: ferro, sílica e água (sendo o elemento mais perigoso a água pois faz com que o rejeito se transforme em lama).

Porque é feito este tipo de barragem como a de Mariana e Brumadinho?

Porque são mais baratas, estruturas mais rápidas de construir… mas também mais perigosas e mais imprevisíveis.

RESUMO DA ÓPERA: A exploração ofensiva sobre os bens naturais conduzido tentativa de sobrevivência material com fraca regulamentação.

  •  COMO PODEMOS ENTENDER QUE BRUMADINHO É NOSSO

Você anda de carro certo? Se não anda, pega ônibus para se locomover.

Se você está com suas roupas passadas tem um ferro em casa.

Você usa garfo e faca para comer.

Tem panelas em sua casa para cozinhar.

Trabalhar em uma empresa de automóvel, motores, ferramentas tem um emprego que sustenta sua família gerado por subprodutos do ferro.

Não tem como negar mais a realidade de que estamos interconectados uns aos outros.

Vibramos sempre no que é mais denso na matéria, na passividade, preguiça, na negligência, comodismo, acusação, vitimismo e etc. Talvez porquê matéria atrai matéria e aqui estamos nós.

  • LEI EQUILÍBRIO ENTRE TROCAS

Como sabemos um sistema em desequilíbrio uma hora se rompe. É impossível manter uma troca onde só explora e nada se faz para recuperar ou devolver o que se tira. Funciona assim em qualquer relação seja pessoal, comercial ou ambiental.

Para que a vida possa fluir é preciso haver equilíbrio esta é uma lei sistêmica. E quando não respeitada o sistema vai balançar para que a ordem seja restabelecida.

Em geral quem recebe demais e dá de menos tenta:

  1. Diminuir e atacar a pessoa que deu muito na tentativa de inferioriza-la;
  2. Abandonar a que deu muito traindo ou indo embora;
  3. Ser grato.

O fato é que qualquer coisa ou relação sem equilíbrio afunda, acaba ou naufraga.

  •  LEI DO PÊNDULO

Todos nós estamos submetidos à esta lei, descoberta por Galileu Galilei.

Querendo ou não oscilamos em estado de euforia e tristeza. Em ânimo e desânimo, em certeza total que queremos algo e tempos depois total incerteza do que fazer sobre o qual decidimos.

Quanto maior for a extrapolação de sentimentos, mais aumenta a sua oscilação entre um ponto e outro, veja a figura ilustrativa:

 

 

 

 

 

 

 

 

Desta oscilação os comportamentos baseados em excessos aparecem doenças psicossomáticas e interferências físicas.

Estar no centro é estar no equilíbrio é saber lidar com a alegria e a tristeza juntas e ver uma como parte da outra. É sentir a paz no meio da confusão dos barulhos externos. Isto requer treino e decisão de compreender o que move este pêndulo.

  •  COMO FUNCIONA A LEI DO UNIVERSO (Lei da Involução e Evolução do Universo)

Quer você aceite ou não todos nós estamos submetidos a esta lei onde tudo pode involuir ou evoluir. Use seu bom discernimento e pense a respeito. Só você validar os conceitos apresentados aqui.

O Universo quando manifestado desce até a matéria mais concreta possível é uma interferência para refletirmos sobre a manifestação do divino. 

                                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

Estes dois processos fazem parte do círculo de funcionamento do universo. A descida da consciência à matéria é feita em conjunto. Um exemplo disto é o caso de Brumadinho (repetição de Mariana).

Precisamos dar conta dos rejeitos de toda a lama que empurramos para baixo do tapete. Fomos permitindo abusos em diversas instâncias em nossa vida também nos manter no modo automático.

Olhar para coisas difíceis causam em muitos de nós desconforto pois sabemos que ao olhamos precisaríamos romper, dizer não, fiscalizar e até abrir mão de comportamentos coisas, sentimentos ou amizades. A humildade vive acima do orgulho é apenas uma questão de escolha.

Por este motivo a subida se faz com o despertar da consciência e isto é unicamente individual. A partir dai começa o arco de subida onde as vibrações sutis e o caminhar é mais leve depois de pagar o preço necessário.

A identidade se aprofunda quando pensamos como o todo, fraternidade. Na armadilha da individualidade caímos no egoísmo e desta forma não evoluímos.

  •  LEI DA GRAVIDADE: MATÉRIA ATRAI MATÉRIA         

Descoberto por Newton depois de cair uma maçã em sua cabeça a lei da gravidade.

A gravidade é uma das uma das quatro forças principais da natureza, e combinam com eletromagnetismo, força fraca e força forte. Os planetas estão sujeitos à esta força e todos os objetos e pessoas no planeta terra também. 

Você não voa quando sai na rua mas se morasse na lua ou outro talvez seria possível. Isto é uma prova de que quer você e eu queiramos ou não habitamos nesta realidade.

As emoções e frequências de pensamento também pois eles vibram em nós. 

No século passado pensava-se que bactérias era exoterismo pois não se podia ver. Hoje sabemos muito sobre elas e até como nos defendermos. 

O mesmo acontece com algumas leis na natureza que não podemos ver mas que estamos totalmente inseridos. Quando faço uma análise grafológica é possível identificar na escrita padrões de comportamento que revelam como estas forças estão nos aprisionando mais ou menos dentro de nossa personalidade.  

A grafologia é a ciência que vem para comprovar que muitas coisas não vistas porém percebidas, intuídas ou sentidas são de fato reais. Certamente o que mais está nos influenciando neste momento ao tomar qualquer decisão.

Se você por exemplo tem preguiça de fazer algo, procrastina o que precisa ser feito está em uma frequência muito baixinha perto da apatia e negligência. Neste lugar sempre faltará força e resultados desejados não serão encontrados.

Entenda bem olhando a figura abaixo, onde UNO é o todo. É Deus. São as melhores virtudes que um ser humano pode escolher fixar-se.

 

Na MATÉRIA as dualidades estão no mesmo plano.

Não há hierarquia entre frio ou calor entre alto ou baixo, o que é melhor? Não podemos  dizer pois depende de onde você está para poder responder isto. Neste ponto que estamos qualquer uma destas se tornam iguais.

Neste polo da MATÉRIA, há também sentimentos como: raiva, ignorância, ódio, agressividade, indignação, vingança, apego, medo, preguiça, indolência, apatia, inércia.

E nós como seres humanos feitos de matéria, somos influenciados fortemente pela lei de Newton que diz que matéria atrai matéria por causa de seu peso. Um exemplo disto é quando soltamos um dado no ar, ele imediatamente cai e não flutua nem sobe.

Por isto, se nos mantivermos no automático e nos faltar discernimento é que que fixaremos moradia.

Se você conseguir despertar sua consciência individual vai poder escolher onde quer ir. E se você não escolher, alguém vai escolher por você.

É ir para o banco da frente no carro da nossa vida. Se não escolhermos é como estar no banco de trás e com olhos vendados. Todos os seres vieram para entregar algo à humanidade.

Quando nós aceleramos a vibração e sutileza dos pensamentos, por sentimentos mais nobre como a coragem, o acolhimento, a ordem, o progresso, a esperança, a justiça, lealdade, o respeito, o altruísmo…

Nas vibrações mais elevadas nos elevam para cima e vamos em direção ao UNO, a virtudes unificadoras que pedem a fraternidade e o reconhecimento do outro como parte de nós.

Desta forma estaremos passando um recado, sem falar nada mas pelo que somos e acreditamos. Pelo exemplo que pode inspirar respeito e percebemos pela intuição.

Tudo pode ser sublimado. Os polos podem ser reconciliados. Sem contraste não há consciência.

Onde há uma coisa há também o seu oposto.

O pensamento positivo vibra com alta frequência. O pensamento negativo, em contrapartida, vibra lentamente. Abaixo a imagem nos ajuda trazer este conceito mais perto da compreensão. Esta é a Escala de Hawkins que mostra as frequências que vibramos quando estamos sintonizados nas emoções.

               

                 fonte: pinterest

Sobretudo é bom lembrarmos de duas coisas. A primeira é que muitas vezes a vida nos surpreende com decepções, separações, mortes de entes queridos e mudanças que não estava no script.

É óbvio que não tem como não sentirmos vergonha, culpa, tristeza, raiva e este é o maior erro!!! olhar estes sentimentos como maus ou ruins. Eles não são. 

São parte da jornada de nossa vida. Se isto não existisse não teríamos como evoluir. Pense…. 

A segunda é você já viu alguém feliz, repleto de gratidão e bondade sem que nunca tenha passado pelo contrário disto? 

Certamente não. Eu pelo menos em meu trabalho terapêutico como grafóloga, renascedora e consteladora jamais fui procurada porque a pessoa estava super bem e queria saber o porquê. 

As vezes é necessário cairmos para enxergar onde estamos e só assim conseguiremos levantar e seguir em frente em outra direção.

Acolha em seu coração sua raiva, seu rancor dando amor à si mesmo, sendo gentil consigo mesmo. Entenda que nem sempre é tão simples e que estes sentimentos podem ser transcendidos com amor e não com repulsa. A repulsa mora no mesmo lugar que a raiva e isto não é refinar sentimentos.

  •  OS PRÓXIMOS PASSOS PARA CONSCIÊNCIA SISTÊMICA DE BRUMADINHO (no meu modesto ponto de vista)

Vamos lá… desenhos sempre nos ajudam a ampliar horizontes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas idéias que poderiam ser tratadas:

  • Exigências da sociedade na divulgação das informações sobre taxas e escalas de extração.
  • Comunidade conscienciosa com atitudes responsáveis fiscalizando e cobrando resultados.
  • Exigência de um plano de manutenção do ambiente baseado em uma estratégia de gestão de riscos.

Quando aprendermos a proteger o ambiente sendo homens unificadores, teremos um crescimento econômico forte e uma comunidade realmente sustentável.

Filósofos antigos já diziam que a pior coisa que pode acontecer é quando os homens deixarem de ter fé uns nos outros. Conhecer a si  mesmo e escolher por vontade qual será a sua identidade.

E ai quais serão suas próximas escolhas?

“BONDADE É UM TRIBUTO PAGO AO BEM”. Profa. Lúcia Helena Galvão.